História

a nossa história

A instituição foi fundada em 1943 com a designação de CASI – Centro de Assistência Social Infantil, pela mão do Padre Vasco Moniz, e funcionava em regime de internato, onde foram educadas várias centenas de rapazes desprotegidos que se mantinham na Instituição até terem aprendido um ofício ou terminado outros estudos.

ler mais

Em 1974 passou a designar-se como CBEI – Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira – e reorientou a ação social para a 1ª infância, em especial, da comunidade da freguesia de Vila Franca de Xira.

Desde então, o CBEI tem vindo a registar um crescimento bastante significativo, que obrigou a uma melhoria e expansão dos serviços que dispõe, de modo a assegurar um sem número de respostas eficazes às variadas situações colocadas pelas famílias e pela própria comunidade, e que todos os dias são encaradas como um novo desafio.

O distinto esforço e dedicação de todos os corpos sociais e funcionários que têm passado pelo CBEI, bem como o apoio prestado por parte das entidades oficiais são, sem sombra de dúvida, os responsáveis pelos resultados alcançados até agora.

Sempre disposto a assumir com grande dignidade e responsabilidade os objetivos a que se propõe, o CBEI continuará incessantemente a caminhar para o futuro de mãos dadas com a solidariedade, proporcionando uma vida saudável e próspera a todos os seus utentes, dando assim o seu contributo para uma sociedade mais justa, de todos e para todos.

Quem Somos

a Instituição

O CBEI – Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada e sediada na freguesia e concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, que dirige a atividade para crianças, jovens, famílias e comunidade em geral.

ler mais

O cumprimento da missão do CBEI concretiza-se mediante a prestação de serviços, desenvolvimento de atividades, concessão de bens e de outras iniciativas que garantam a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das crianças, da família e da comunidade.

Actualmente, o CBEI desenvolve diariamente, com a maior responsabilidade e dedicação, a sua missão social através de atividades em áreas tão diversas como:

– Educação e Ensino (Creche | Pré-Escolar | ATL | Apoio ao Estudo)

– Saúde (Clínica Psicologia | Neurodesenvolvimento | Terapia Snoezelen | Fisioterapia | Terapias Alternativas)

– Desporto (Escola de Natação | Escola de Actividades Desportivas e Fitness)

– Apoio à Comunidade (Centro de Actividades e Tempos Livres | Animação Sócio-Cultural | Férias e Viagens Sociais | Manutenção e Reparação do Lar)

– Apoio aos Refeitórios Escolares; Cantina Social; Refeições Municipais e Acções no âmbito do FEAC – Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Carenciadas.

Em fase avançada para implementação estão:

– Apoio Social (Serviço de Apoio Domiciliário | Centro de Apoio de Alzheimer)

– Formação (Formação Qualificada | Seminários Temáticos | Workshops)

A ação do CBEI pauta-se pela definição de objetivos claros em torno da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, tentando sempre dar resposta às necessidades reais das pessoas que nos procuram.

Procuramos alcançar os objetivos com base num conjunto de valores e princípios que estão sempre presentes na nossa atividade diária.

São os valores da igualdade de oportunidades, da defesa, da coesão social, do ambiente, e os princípios do humanismo e solidariedade e do desenvolvimento sustentável que norteiam a missão a que nos propomos.

Missão, Visão, Valores

o nosso compromisso

O Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira (CBEI) tem por missão contribuir para a realização dos Direitos Humanos, dos Direitos da Criança, universal e constitucionalmente consagrados, e para o desenvolvimento da comunidade.

ler mais

Tem como visão ser uma instituição de referência, socialmente inovadora e sustentável.

São valores do CBEI, a solidariedade, a ética, a competência, a credibilidade, a transparência, a eficiência e a qualidade.

 

cbei - centro de bem estar infantil vila franca de xira
 
 

X