História

a nossa história

O Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira, abreviado por CBEI, é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, dirigindo a sua atividade para as crianças, jovens, famílias e comunidade em geral.
Sediado no Concelho e cidade de Vila Franca de Xira, remonta a 1943 a fundação deste centro, pela mão do Padre Vasco Moniz com a, então, designação de CASI. Em 1974 passa a designar-se CBEI e reorienta a sua ação social para a 1ª infância da comunidade, em especial, da freguesia de Vila Franca de Xira.

ler mais

O CBEI dava até há pouco tempo resposta no apoio às crianças e aos jovens, até aos 15 anos, proporcionando o seu desenvolvimento enquanto seres humanos.
Hoje o CBEI desenvolve, diariamente, com a maior responsabilidade, dedicação a sua missão e para tal desenvolve as seguintes atividades:
EDUCAÇÃO, ESCOLA DE NATAÇÃO, ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA, ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES, CANTINA SOCIAL, REFEIÇÕES MUNICIPAIS, APOIO AOS REFEITÓRIOS ESCOLARES e FEAC.
A ação do CBEI tem-se pautado pela definição de objetivos claros em torno da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, procurando dar resposta às necessidades reais das pessoas que a procuram. Os seus principais Objetivos são:

• Promover ações que visam o integral desenvolvimento da comunidade que a acolhe, com especial atenção na inclusão dos mais desfavorecidos;
• Participar na resolução das questões sociais e educativas, da comunidade de Vila Franca de Xira, especialmente das crianças e dos jovens tendo aberto o seu leque de apoio até à 3ª idade de acordo com os novos estatutos;
• Participar em programas de apoio às famílias de menores recursos, quer através da cantina social quer através do programa de distribuição de alimentos ou de outras ações de natureza sociocultural;
• Estabelecer parcerias com os demais organismos públicos ou privados, que conduzam à resolução de problemas que se encontrem no âmbito dos fins prosseguidos pelo CBEI;
O CBEI tem procurado alcançar os seus objetivos com base num conjunto dos Valores e Princípios que diariamente estão presentes na sua atividade.
Foi com base nos valores da igualdade de oportunidades, da defesa, coesão social, do ambiente, dos princípios do humanismo e solidariedade e do desenvolvimento sustentável que é construída a sua Missão.

Estatutos

em vigor desde 24.10.2015

Os estatutos do CBEI foram aprovados em assembleia geral, reunida em sessão extraordinária, no dia 23 de outubro de 2015, de acordo com o artigo 33º dos estatutos do CBEI.
O conteúdo e forma destes estatutos respeitam o Estatuto das IPSS aprovado em anexo ao Decreto-Lei nº 119/83, de 25 de fevereiro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 9/85, de 9 de janeiro; nº 89/85, de 1 a abril; 402/85, de 11 de outubro; nº 29/86, de 19 de fevereiro e 172-A/2014, de 14 de novembro.

Ver Pdf

Orgãos Sociais

quadriénio 2016-2019

Os órgãos sociais do CBEI, de acordo com o artigo 22º dos estatutos, são os seguintes:

• Assembleia Geral de associados
• Órgão de Administração
• Órgão de Fiscalização

Os actuais órgãos sociais do CBEI foram eleitos, em conformidade com o artigo 33º dos estatutos, em Assembleia Geral, reunida em sessão ordinária, no dia 17 de dezembro de 2015, para o quadriénio 2016-2019.

Ver Pdf

Relatório e Contas

exercício 2016

O Relatório e Contas de 2016 foram elaborados, de acordo com o artigo 41º dos estatutos do CBEI, e aprovados, em conformidade com o artigo 33º dos estatutos, em assembleia geral, reunida em sessão ordinária, no dia 31 de março de 2017.

Ver Pdf

Aceder às convocatórias

Cnv.Ass.Ger.28Mar2018
Cnv.Ass.Ext.30Nov2017-2
Cnv.Ass.Ord.30Nov.2017

 

cbei - centro de bem estar infantil vila franca de xira
 
 

X