ENSINO

ATIVIDADES

Este é um espaço para divulgação das atividades desenvolvidas na área do ensino e da Resposta Social Infância e Juventude do CBEI


Creche

A Resposta Social de Creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.

Outono (2)

O Outono chegou às salas do grupo C e D da Creche
(salas ano e meio).

A equipa de Creche
23-11-2020


Outono (1)

Sol de Outono
Sol dourado
Folhas que caem caem caem
Leva-as o vento, o vento, o vento.

A equipa de Creche
16-11-2020

O placar da Creche afixado no piso 1

O Dia de São Martinho na Creche

Ontem, o dia de São Martinho na Creche do CBEI foi assim…

12-11-2020


Pré-escolar

A Resposta Social de Educação Pré-Escolar integra as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Dia de São Martinho

Hoje foi dia de festa!

Comemorámos o Dia de São Martinho.

Com coroas, castanhas, alegria, guloseimas, canções, sorrisos e a lenda do São Martinho vivemos esta tradição. 

A partilha e a interajuda são valores que a lenda do São Martinho nos deixou. 

A equipa do Pré-Escolar
11.11.2020


Iniciámos as aulas de Expressão Físico-Motora neste mês de novembro

A Expressão Físico-motora, em idade pré-escolar, tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem positiva de si mesma.

As crianças têm oportunidade de participar em jogos de cooperação e competição saudável, de seguir regras para atingirem um fim comum, aceitando e ultrapassando dificuldades e insucessos.

Esta é também uma excelente forma de promover um estilo de vida saudável e a prática de exercício físico, com muita diversão e alegria!

A equipa do Pré-Escolar
06.11.2020


Fomos ao Pão por Deus!

No dia 1 de novembro é dia de Pão por Deus.

Com o objetivo de darmos a conhecer e a vivenciar esta tradição tão antiga e bem portuguesa, as crianças do Pré-Escolar foram pedir o Pão por Deus às outras salas da valência.

Manda a tradição dar-se bolinhos, frutos secos, guloseimas ou até moedas a quem nos vier bater à porta. 

As crianças visitaram as outras salas entoando o verso «Bolinhos, bolinhos, à porta batem os Santinhos»… e todos deram e receberam o Pão por Deus! 

Dar algo neste dia a quem nos pede é “alimentar“ o Valor da Partilha.

A equipa do Pré-Escolar
30.10.2020


CATL

A  Resposta Social de Educação CATL integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Atividades TáCBEI 2020 (20 a 24 de julho)

Jogos em grande grupo

Foi dia de jogarmos de olhos vendados ao “Cão e Gato”. Foi atribuída a cada criança uma personagem (cão e gato). Umas ladraram, e outras miaram. Foram seguindo o som até se encontrarem. Afinal os cães e gatos podem ser amigos!
A partir desta brincadeira explorámos a nossa audição e os momentos de silêncio, pois as outras personagens que não eram cães nem gatos tiveram que manter o silêncio.
Ao longo de alguns dias, os adultos que acompanharam as crianças de CATL foram apercebendo que nem todas as crianças se conheciam muito bem, visto serem de diferentes grupos do ano letivo. Por isso, fizemos um jogo chamado “Tosta Mista”. Um jogo de conhecimento do “outro” que implicou memorização, dinâmica e muita diversão.

Elaboração e apresentação do cartaz “Descobrir e Sentir”

Depois de conversarmos sobre o coronavírus na sessão do “Descobrir e Sentir” na semana anterior e registarmos os nossos medos, preocupações e dúvidas, em grupos, as crianças elaboraram e apresentaram os cartazes com diversos temas relacionados com o coranavírus e o que dele advém. Cada grupo utilizou uma estratégia de apresentação.
Num dos grupos, a apresentação foi sobre os medos que sentem nesta pandemia. Outro grupo falou sobre informações e regras importantes a ter em conta nesta pandemia. Outro,  falou como, mesmo em tempos de pandemia, a escola teve importância. O último grupo falou sobre o que pensam ser o futuro com toda esta pandemia.
Foi um trabalho muito produtivo, lúdico e repleto de aprendizagens e partilhas!

Oficina de culinária (Confeção de gomas saudáveis)

Gomas? Já embaladas? Só mesmo às vezes. A partir de agora as nossas crianças e jovens de CATL farão as suas próprias gomas em casa.
Foi tão fácil fazer gomas. Registámos a receita, preparámos os ingredientes e os utensílios, e mãos à obra!
Utilizámos o medidor e a balança. Recordámos algumas aquisições escolares, mexemos, cheirámos e preparámos. Que diversão!
Depois colocámos no frigorifico para que passasse do estado líquido ao estado sólido.
No dia seguinte, a prova final foi uma maravilha! Comer, comer e comer!

Galeria de imagens das atividades

Atividades TáCBEI 2020 (06 a 17 de julho)

Massa de cores

Brincámos com farinha, água, sal e corante alimentar e descobrimos que faz uma massa muito colorida com que podemos brincar. Explorámos os nossos sentidos; tocámos, cheirámos, saboreámos (sim, porque descobrimos que até os bebés podem fazer esta massa e que todos os ingredientes são comestíveis)

Fizemos também o registo escrito para podermos fazer em casa e brincar como se fosse plasticina. Podermos CRIAR é tão bom!

Jogos de água

Como os dias vão ficando cada vez mais quentes, o que fazer?
Nada como refrescar-nos. Ao longo das semanas temos feito jogos de água com atividades bastante divertidas; corridas com obstáculos, dança das cadeiras, pista de dança, dança do limbo e tudo debaixo de água. Claro, que depois, não podia faltar o relaxamento na toalha a absorver vitamina D.

Gincana

Uma gincana é uma forma lúdica de desenvolver a motricidade, a coordenação e o sentido de grupo. Foi uma animação!

A partir de jogos tradicionais (à volta do pino, hóquei, jogo das cadeiras) criámos novos jogos bastante divertidos!

Caímos e rimos. Apoiámos a equipa e, para ser diferente, de vez em quando começava a música e tudo na pista de dança. Parávamos o que estávamos a fazer e nada como dançar e pular e voltar a dançar!

Salada de frutas

Comida saudável, o que é isso?
Esta foi uma oficina de culinária bastante saborosa e com bastantes aprendizagens.
Falámos na roda dos alimentos, nas vitaminas das frutas, nos nutrientes, nas propriedades dos alimentos. A técnica do corte, os cuidados a ter na cozinha (principalmente com objetos cortantes).
Percebemos que quando falamos em salada não é só de alface ou tomate; salada também pode ser de fruta.
Com melancia, maçãs, bananas, pêssegos e laranjas ficou uma salada maravilhosa, que comemos como sobremesa ao almoço.

Fantoches

E como uma boa fantochada não se faz sem fantoches, construímos as nossas personagens, pensámos no texto, registámos, ensaiámos e apresentámos aos amigos.

Foram “pedacinhos” de manhãs e tardes muito divertidos!

Descobrir e sentir

No projeto “Descobrir e Sentir” explorámos os nossos sentimentos. Conversámos, jogámos e refletimos.
Nesta sessão, com a nossa psicóloga Anabela Reis, falámos sobre os nossos medos face a este vírus que afeta o mundo. A forma como o encaramos, aquilo que gostávamos de dizer aos outros, a forma de proteger-nos, enfim, uma reflexão em grupo (grande grupo e pequenos grupos). É tão bom poder partilhar as nossas dúvidas e medos com os amigos porque, afinal, as dúvidas de uns podem ser os medos de outros!

Cinema

Depois de uma manhã de reflexão em grupo e registo escrito sobre a Covid-19 na sessão de “Descobrir e Sentir”, a tarde foi de cinema. Começou com um pequeno anúncio sobre a Covid-19 que nos fez refletir sobre as pessoas que estão na linha da frente.
Passámos depois ao filme animado, “Hotel Transilvânia”. Foi um momento descontraído e divertido!

Tintas caseiras

Nem sempre temos tintas em casa. E porque não sermos nós a fazer? Afinal temos praticamente todos os ingredientes em casa (farinha, água, sal). Só o corante alimentar pode ser menos vulgar de ter em casa, mas de fácil obtenção nos supermercados.
Descobrimos que estas tintas podem ser utilizadas por crianças com menos idade porque, se levarem as mãos sujas de tinta à boca, não há problema (só se forem alérgicas a alguma farinha). Logo, quem tiver irmão bebés pode fazer esta atividade. Que bom!
Conseguimos fazer tantas cores! Umas mais intensas, outras mais suaves! Fomos experimentando os materiais até obter a textura exata para pintarmos. Foi uma experiência divertida!

Caixas de bolos

E não é que afinal as caixas que transportamos os bolos das pastelarias até são fáceis de fazer?
Com as folhas de papel A4 fizemos dobragens e obtivemos as nossas caixas. Só custou a primeira parte; depois foi mais fácil.
Descobrimos que precisamos fazer 2 caixas abertas, que se encaixam, e ficamos com a caixa completa para levar os nossos bolinhos!
Depois, cada um de nós, decorou a sua caixa… e que coloridas ficaram!

Beijinhos de coco

E chegou mais um dia de pormos as mãos na massa. Adoramos estes dias, não só porque sentimos as texturas, mas também porque exploramos o paladar.
Descobrimos que alguns de nós até gostam de coco e outros que afinal pensavam que não gostavam e gostam. E ainda outros que se tiver tudo misturado (coco, bolacha maria triturada, leite condensado cozido e um pouco de margarina) até gostam.
Em pequenos grupos, primeiro registámos a receita e depois confecionámos os nossos beijinhos de coco. Colocámos no frigorífico e, à tarde, cada beijinho foi colocado numa forma de papel e distribuídos pelas caixas para levarmos para casa e fazer uma surpresa aos pais.

Galeria de imagens das atividades

Jogos de sempre

Hoje foi dia de viajarmos ao passado presente. Com apenas um fio de lã brincámos imenso tempo e aprendemos partilhando truques uns com os outros (tanto adultos como crianças). 
Este jogo já tem muitos anos e é realmente intergeracional e intemporal, mas com algumas novidades. Foi uma diversão repleta de aprendizagens e partilhas.

23.06.2020


 
 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
X