COMUNICADO • ESCLARECIMENTO
No passado dia 2 de janeiro a Diretora Técnica da Resposta Social Infância e Juventude, Dra. Sónia Oliveira, informou o Órgão de Administração que o encarregado de educação de um utente transmitiu, de modo informal, que o seu educando estava a fazer exames de despistagem a uma possível meningite.
De imediato, o Órgão de Administração deu instruções à Sra. Diretora Técnica para contactar a Delegação de Saúde concelhia, sita no Forte da Casa. Perante a impossibilidade de falar com Delegada de Saúde, o atendimento foi feito pela Dra. Filipa Catarino que, mediante os factos transmitidos, tranquilizou a representante do CBEI e toda a Instituição, informando que bastariam alguns procedimentos simples para fazer face à situação.
De acordo com as indicações transmitidas pela representante da Delegação de Saúde foram dadas instruções de limpeza e desinfeção da(s) sala(s) e instalações sanitárias usadas pelo utente em causa, procedimento que foi efectuado.
O CBEI controlou este caso desde o primeiro momento e manteve a discrição necessária a fim de evitar falsos alarmismos.
Não foi registado mais nenhum caso e, de acordo com informação dos familiares, a situação clínica do utente em causa está a correr dentro da normalidade.
O Presidente do Órgão de Administração
Gil Teixeira
Vila Franca de Xira, 07 de janeiro de 2019