Mensagem do presidente do Órgão de Administração

Após o acto eleitoral de ontem, quero deixar-vos algumas palavras.

Desejo, em primeiro lugar e como base de todo o trabalho, Tranquilidade. A tranquilidade traz-nos segurança e clareza de pensamento, permite-nos estudar as diferentes faces de um mesmo desafio, problema, pessoa, situação.

Depois desejo Empatia. Sem empatia dificilmente os sonhos passam a realidade. A capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, tanto nos seus pensamentos, como nos afetos, traz-nos uma maior capacidade de análise e, consequentemente, tomadas de posição e decisões mais coerentes e compreendidas pelos outros.

Desejo também que se tenha a capacidade de Relativizar. Numa casa que funciona sempre a 200 à hora é fundamental não dar importância ao que não tem importância para que o foco não seja perdido e os caminhos se tornem mais simples. Não iremos conseguir andar sempre em autoestradas, mas também não deveremos escolher sempre caminhos saturados de rotundas.

Desejo ainda Resiliência. Com os desafios de natureza tão diferente que se apresentam ao CBEI muitos serão os momentos que vai apetecer baixar os braços, desistir, agir de impulso. Aqui entra a resiliência e que todos consigamos ter esta capacidade essencial de reagir da forma mais adequada possível a situações mais adversas.

Respeito! Nenhum caminho se constrói sem respeito. Respeito, em primeiro lugar, por nós próprios e depois pelos outros. Só quem se respeita a si consegue respeitar quem está à sua volta e uma equipa só funciona quando o respeito for também um elemento basilar do seu funcionamento.

E por fim desejo Atenção. A atenção a nós próprios, ao que o nosso coração diz, ao que o nosso corpo diz, aos sinais, ao comportamento, aos momentos que criamos. Atenção ao outro, às suas palavras, aos seus silêncios, aos seus comportamentos, atitudes e desempenho. Atenção aos grandes feitos, mas, sobretudo, atenção partilhada aos pequenos gestos; são esses que guiam as relações e nenhuma instituição segue caminho se as relações de todos que nela existem não forem cuidadas, simples e protetoras.

Como tenho vindo a afirmar, cá estarei para continuar a colaborar na construção deste MAIS CBEI!

Onde fores feliz, demora-te…
Que este seja um lugar feliz para se ficar!

O presidente do Órgão de Administração do CBEIGil Teixeira