Newsletter 10
dezembro 2019

EDITORIAL
Não posso deixar de referir, em primeiro lugar, o trabalho, sobretudo, o calor humano e o saber fazer dos profissionais desta casa. Os projetos inovadores e diferenciadores que nos colocam no centro das atenções e do respeito que conquistámos nos últimos anos.
Mas muitas coisas foram sinal de MAIS CBEI durante o ano que agora finda.
O reconhecimento externo das capacidades e comprometimento social do CBEI traduzidos, por exemplo, na assinatura do protocolo de parceria no âmbito do SAASI-Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, nas eleições da Instituição para o CLAS-Conselho Local de Ação Social e para a CPCJ-Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou no fornecimento de refeições às escolas dos dois agrupamentos de escolas da freguesia.
Respondemos ao novo desafio do programa alimentar coordenado pela Cruz Vermelha e que abrange 850 pessoas dos concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos, onde o CBEI, para já, é responsável por 45 utentes selecionados pela Segurança Social. Não será tarefa fácil e é de grande responsabilidade pelos procedimentos envolvidos.
Foi também iniciado o diálogo para uma possível parceria com o Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos em que ambas as instituições podem colher frutos e o concelho pode beneficiar desta parceria inovadora.
Internamente, a elaboração do Projeto Educativo de Escola, a entrega do Plano de Equilíbrio Financeiro junto do Instituto de Segurança Social e das entidades bancárias ou as candidaturas ao PARES-Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais e ao Portugal 2020-Eficiência Energética nas IPSS para apoio financeiro do plano de reabilitação, ampliação e adequação legal do edifício sede da Instituição, conforme exigido pelos serviços do Instituto da Segurança Social e Ministério da Educação, entre outros, são marcos importantes para o futuro do CBEI.
Muitos outros projetos e desafios foram executados, e muitos outros continuarão a ser nos anos vindouros, como está plasmado no Programa de Ação e Orçamento para 2020 e aprovado em assembleia geral.
O CBEI tem um passado que a todos nos orgulha, um presente de desafios permanentes e um futuro de crescimento e sustentabilidade. É preciso acreditar e fazer MAIS CBEI.
Resta-me aproveitar a época festiva e desejar a todos os utentes, trabalhadores, colaboradores, fornecedores, associados, autarcas e demais pessoas, empresas e entidades que colaboraram com o CBEI em algum momento, umas Boas Festas e que 2020 possa ser o ano de concretizar muitos outros sonhos e ambições.
Uma palavra final de agradecimento muito especial a todos os elementos dos órgãos sociais do CBEI, quer aos que cessaram funções, quer aos que agora foram eleitos.
Muito obrigado e um grande abraço de coração
A todos e Boas Festas!
O presidente do Órgão de Administração do CBEI
ASSEMBLEIAS GERAIS DO CBEI
Realizaram-se nos dias 28 de novembro e 18 de dezembro duas assembleias gerais ordinárias, respetivamente, para apreciação, discussão e votação do PAO–Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2020 e para a eleição dos titulares dos órgãos associativos do CBEI para o quadriénio de 2020-2023.
Ambas as assembleias decorreram com normalidade e na assembleia de novembro foi aprovado, por maioria, o Programa de Ação e Orçamento para 2020.
Para a assembleia de eleição dos titulares dos Órgãos Associativos, que decorreu no dia 18 de dezembro, apenas se apresentou uma lista a sufrágio, a lista MAIS CBEI, que obteve uma maioria bastante expressiva de votos a favor.
Deste modo, foram eleitos para a presidência da Mesa da Assembleia Geral o sócio Joaquim Manuel Queiroz, para a presidência do Órgão Fiscalizador o sócio Vítor Vale e para a presidência do Órgão de Administração o sócio Gil Teixeira.
Poderá consultar a composição completa dos novos órgãos sociais aqui.
BREVES
Dia de São Martinho no Pré-Escolar

A equipa do Pré-Escolar do CBEI assinalou o dia de São Martinho (11 de novembro) com um lanche alusivo à data, que contou com a colaboração inestimável das famílias das crianças desta resposta social.
Houve também uma apresentação de sombras chinesas executada pelas equipas das várias salas do Pré-Escolar, e um pequeno concerto de músicas tradicionais interpretado por um grupo de músicos que inclui um pai de uma das crianças.
A comemoração de datas festivas enquadra-se nos objetivos e estratégias pedagógicas constante do Plano Anual de Atividades da Resposta Social Infância e Juventude.
Município dos Afetos
No dia 27 de novembro foi apresentado o projecto «CMVFX-Município dos Afetos», em sessão realizada na Sociedade Filarmónica Recreativa de Alverca.
Este projecto está inserido no movimento «Cidade dos Afetos» e pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e os estilos de vida saudáveis, essenciais à felicidade de todos.
Para esta sessão de apresentação, o CBEI foi convidado a apresentar três projetos que desenvolve na área do desenvolvimento emocional; «Ser e Conhecer», «Descobrir e Sentir» e «Conversas no Sotão».
Este convite, que nos deixou a todos bastante orgulhosos, foi mais um reconhecimento das boas práticas que a Instituição desenvolve através dos vários projetos e iniciativas.
CBEI em formação

Com vista aos novos desafios que a Instituição vai enfrentar em 2020, alguns membros do CBEI participaram numa formação no Training Centre da F3M, no passado dia 3 de dezembro.
O tema desta formação esteve subordinado às exigências que são necessárias em estabelecimentos de Apoio Social e IPSS para cumprimento das condições legais no contexto da fiscalização, inspecção e acompanhamento dos serviços do Instituto da Segurança Social.
A aquisição de conhecimentos é condição sine qua non para melhor preparar o futuro do CBEI; saber o que é necessário, o que fazer e de que forma.
Estes são os alicerces para cumprir as metas e os projectos que o CBEI assumiu para os próximos anos.
CBEI eleito para o Núcleo Executivo do CLAS

O CBEI, representado pelo presidente Gil Teixeira, foi eleito, em representação das entidades sem fins lucrativos, para o núcleo executivo do Conselho Local de Acção Social de Vila Franca de Xira (CLAS), em sessão plenária deste conselho realizada no dia 11 de novembro, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.
O CLAS visa a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local, e funciona num trabalho de parceria alargada, entre entidades públicas e privadas que tenham intervenção na área social. No seguimento da linha de atuação do CBEI em assumir mais responsabilidades e cooperação com a comunidade, esta eleição reveste-se de importância para a Instituição, quer no plano estratégico a médio e longo prazo, quer no reconhecimento do trabalho desenvolvido junto da comunidade. ler artigo completo
Aqui Ninguém Toca
O CBEI, no âmbito da sua participação na CPCJ-Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca de Xira e representado pela técnica da Comissão Restrita, participou ativamente nesta iniciativa.
Durante o mês de novembro decorreram sessões de sensibilização e esclarecimento, juntos dos alunos das escolas do concelho de Vila Franca de Xira, inseridas no projeto Aqui Ninguém Toca. Este é um projecto de prevenção ao abuso sexual organizado pela CPCJ e que visa alertar e sensibilizar os mais jovens para os perigos existentes.
O CBEI, não só pela participação ativa que tem na CPCJ, mas também pela sua missão em contribuir para a realização dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança, não podia dissociar-se desta importante iniciativa.
«Halloween em Vila Franca»
«Halloween em Vila Franca» foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira em que o CBEI teve o prazer de poder participar.
No dia de 31 de outubro, na parte da manhã, as crianças do Pré-escolar do CBEI foram assistir à sessão de cinema «Ai que Susto». Já no período da tarde foi tempo para uma «Leitura Enfeitiçada» que contou com a participação de crianças e profissionais do CBEI.
Esta foi mais uma experiência no âmbito das parcerias do CBEI com esta autarquia.
O Natal chegou ao CBEI
Os dias 13 e 14 de dezembro foram marcados pela presença do Pai Natal no CBEI

Numa iniciativa da Resposta Infância e Juventude o ginásio do CBEI foi transformado num Mundo Encantado.
Na sexta-feira esteve presente o Pai Natal que distribuiu prendas às crianças da creche, pré-escolar e CATL. Ainda houve uma sessão de cinema acompanhada de muitas pipocas, diversão e alegria.
No sábado, funcionários e pais dos utentes do CBEI organizaram uma festa de Natal, que teve lugar no Ateneu Artístico Vilafranquense e que contou com apresentações musicais, teatro e dança. Participaram também a professora de Zumba, Patrícia Torrão e o professor da dança para bebés, João Condesso em mais um momento lúdico.
Semana da Inclusão
A «Semana da Inclusão», que decorreu entre 29 de novembro e 6 de dezembro, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Comissão Municipal para a Deficiência que pretendeu assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Das várias iniciativas do programa, destacou-se a 2.ª Gala da Inclusão realizada no dia 29 de novembro, na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, em Alverca. Houve também acções de sensibilização vocacionadas para alunos do ensino pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico.
O CBEI associou-se a esta importante iniciativa marcando presença em algumas das várias iniciativas.