ensino
O CBEI apresenta várias ofertas de serviços na área de ensino.
creche
Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023
Destinatários
A Resposta Social de Creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.
Objetivos
- Proporcionar à criança um ambiente de estabilidade e segurança afetiva que seja própria ao desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades;
- Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
- Respeitar as características individuais de cada criança, estimulando comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Contribuir para uma boa integração no meio físico e social envolvente, permitindo à criança oportunidade de observar e compreender o que se passa à sua volta;
- Desenvolver as capacidades de experimentação, comunicação e criatividade;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo.
pré-escolar
Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023
Destinatários
A Resposta Social de Educação Pré-Escolar integra as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento pessoal da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
- Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversifica;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente, no âmbito da saúde individual e coletiva;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.
CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres
Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023
Destinatários
A Resposta Social de Educação CATL integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.
Objetivos
1.º ciclo
- Potenciar capacidades de auto-regulação emocional;
- Identificar os próprios sentimentos e emoções e expressá-los aos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
- Inferir / identificar os sentimentos e emoções dos outros, no sentido de desenvolver o respeito pelo outro;
- Aumentar o vocabulário emocional como forma facilitadora de auto-regulação das emoções;
- Mobilizar estratégias que possibilitem a alteração do seu estado emocional;
- Potenciar o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais como facilitadores da interação e adaptação social;
- Expressar as suas necessidades, opiniões e preferências, respeitar as dos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
- Potenciar a reflexão partilhada relativamente a diferentes papéis que as famílias assumem e expetativas criadas face à criança;
- Desenvolver capacidades de mobilização de respostas de negação face a diferentes situações;
- Promover a cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos da sala;
- Promover comportamentos de entreajuda em atividades diversificadas, incluindo as rotinas diárias, quer entre as crianças, quer entre crianças e adultos da sala;
- Potenciar o desenvolvimento de competências implicadas na resolução de conflitos/problemas, bem como de encontrar soluções e gerar alternativas;
- Desenvolver a capacidade de análise de soluções possíveis e de avaliação das consequências, como forma de auxiliar no processo de tomada de decisão;
- Promover atividades que envolvam participação direta e indireta das famílias;
- Sensibilizar os pais/encarregados de educação para a importância da relação entre a Instituição e a Família;
- Promover atividades que estimulem a criatividade;
- Promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho e métodos de estudo;
- Promover o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, quer no trabalho em grupo, quer no trabalho individual;
- Desenvolver a capacidade de interpretação e de expressão;
- Sensibilizar para a multiculturalidade através de momentos de conhecimento sobre diferentes culturas e tradições de forma lúdica;
- Promover atividades ao ar livre.
2.º e 3.º ciclos
- Desenvolver nos jovens uma ideia ajustada de si mesmo, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros;
- Contribuir para a melhoria das relações interpessoais;
- Promover a tomada de decisões responsáveis e saudáveis;
- Prevenir comportamentos de risco;
- Promover a autorresponsabilização dos jovens pelas suas decisões;
- Criar um espaço de reflexão, conversa e de exploração de conteúdos temáticos.
Serviços de psicologia
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Destinatários
Utentes e colaboradores do CBEI.
Objetivos
- Criar, desenvolver, monitorizar e avaliar estratégias de ação psicopedagógica que suportem e enriqueçam o trabalho pedagógico desenvolvido pela equipa técnica afeta à resposta infância e juventude;
- Desenvolver, implementar, monitorizar e avaliar os diferentes projetos de promoção da saúde mental e sucesso educativo;
- Desenvolver estratégias de Educação para a Saúde e de literacia em saúde mental;
- Intervir ao nível do apoio e aconselhamento técnico à equipa pedagógica;
- Colaboração na formação psicopedagógica das equipas.
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Destinatários
Utentes do CBEI e famílias
Objetivos
- Intervir individualmente ou em grupo em fragilidades relacionadas com problemas de adaptação escolar, perturbações emocionais e do comportamento, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, perturbações do neurodesenvolvimento, fragilidades crónicas ou agudas que influenciam a saúde psicológica e mental da criança e do adolescente;
- Realizar avaliações de desenvolvimento e psicológicas;
- Definir estratégias de intervenção pedagógica específicas, a serem desenvolvidos pelos docentes, com monitorização do psicólogo;
- Definir planos psicopedagógicos, com intervenção do psicólogo em acompanhamento direto ou em grupo e de outros técnicos afetos ao plano;
- Desenvolver acompanhamento psicológico;
- Promover espaços e oportunidades de acompanhamento e orientação familiar numa perspetiva de identificação de forças e potencialidades reduzindo barreiras e desajustes;
- Articular com outros técnicos e serviços (ELI Vila Franca de Xira, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Dona Estefânia/Serviço de Pedopsiquiatria, CPCJ, Escolas), numa perspetiva de construção de rede sistémica de intervenção;
- Coordenar a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) e em trabalho cooperado com os seus elementos definir estratégias de ação numa perspetiva de educação inclusiva.
Projetos desenvolvidos
«A linguagem escrita no Jardim de Infância»
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 5 anos.
«Nós e os números»
Desenvolvimento de competências lógico-matemáticas em crianças de 5 anos.
«Ser e Conhecer»
Desenvolvimento emocional e social em crianças de idade pré-escolar.
«Descobrir e Sentir»
Desenvolvimento emocional, social e de entidade grupal em crianças com idades entre os 6 e os 10 anos.
«Conversas no Sótão»
Desenvolvimento emocional, social e de consciencialização para a saúde em jovens dos 10 aos 15 anos.
«Era uma vez…»
Desenvolvimento do respeito pelo livro.
«Babytalk – Conversas com os pais»
Relação Instituição / Família. Projeto da resposta de Creche.
Oferta extracurricular
APOIO AO ESTUDO
Destinatários
O apoio ao estudo destina-se a associados do CBEI com idades compreendidas entre os 6 anos e os 15 anos.
Objetivos
- Favorecer o desenvolvimento de atitudes e hábitos de trabalho autónomo ou em grupo;
- Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pessoal e social.
ESTUDO ACOMPANHADO
Destinatários
O estudo acompanhado destina-se a associados do CBEI, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 15 anos.
(Esta atividade é desenvolvida em parceria com os Ginásios de Educação Da Vinci)
Objetivos
- Promover junto dos alunos a apropriação de métodos de estudo, de trabalho e de organização;
- Desenvolver atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia na realização das suas aprendizagens.
Ano letivo 2022-2023
HORÁRIOS
Informação em atualização
+ info
CBEI
TL 263 286 800 (*)
(*) Chamada para a rede fixa nacional
saúde
O CBEI está a implementar vários serviços na área da saúde.
O CBEI está atualmente em fase de implementação e estudos de projetos para os seguintes serviços:
• clínica de psicologia
• neurodesenvolvimento
• terapia snoezelen
• fisioterapia
• terapia alternativas
desporto
O CBEI promove a prática desportiva.
zumba
Destinatários
A atividade de Zumba destina-se a associados do CBEI com idades a partir dos 3 anos.
Objetivos
A atividade de Zumba ajuda a desenvolver um estilo de vida saudável associando a prática de desporto à diversão.
Época 2022-2023
HORÁRIOS
Actualização em breve
+ info
CBEI
TL 263 286 800
zumba (qurentena COVID-19)
Durante a quarentena obrigatória, em 2020, as aulas de Zumba foram assim.
comunidade
O CBEI desenvolve inúmeras iniciativas para a comunidade
centro de atividades e tempos livres
Destinatários
O Centro de Atividades e Tempos Livres está inserido no ensino e na Resposta Social de Educação CATL e integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.
Objetivos
Promoção de atividades nas interrupções letivas, como sejam: colónias de verão, campos de férias ou passeios. Esta resposta também integra a organização de eventos diversos, tais como aniversários ou workshops.
Estas atividades, para além dos objetivos educativos que constam na Resposta Social de Educação CATL, visam também:
- Dar resposta às necessidades das famílias;
- Proporcionar às crianças e jovens momentos lúdicos;
- Proporcionar às crianças e jovens experiências novas;
- Promover o sentido de grupo;
- Proporcionar uma vivência de relações interpessoais;
- Promover momentos de animação.
animação sociocultural
Destinatários
A animação sociocultural destina-se a toda a comunidade.
Objetivos
O CBEI, pela forte ligação que mantém com a comunidade, aposta em atividades que interajam com todos.
Pretende-se que haja uma ligação estreita e permanente entre a vivência escolar do CBEI e a vida sociocultural da cidade e do concelho.
Ao longo do ano são várias as atividades realizadas pelo CBEI, algumas em parceria com outras entidades, que têm sido acolhidas pela comunidade e que já fazem parte do roteiro cultural e lúdico do concelho.
O Mercado Histórico é o mais ilustrativo exemplo das atividades levadas a cabo pelo CBEI.
férias e viagens sociais
Destinatários
Destina-se a toda a comunidade desde a primeira infância a adultos.
Objetivos
FÉRIAS
- Proporcionar a toda a comunidade uma alternativa de lazer, promovendo o seu bem-estar.
VIAGENS SOCIAIS
- Responder à procura da comunidade e fomentar o salutar convívio entre todos;
- Proporcionar novas experiências e conhecimentos aos participantes;
- Dar ensejo a experienciar novas culturas e tradições.
manutenção e reparação do lar
O CBEI está em fase de implementação dos serviços de manutenção e reparação no lar.
formação
O CBEI proporciona, potencia e desenvolve a formação contínua
formação qualificada
Destinatários
Técnicos e profissionais do CBEI.
Objetivos
A formação qualificada é desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e pretende:
- Proporcionar atualização permanente de conhecimentos;
- Aumentar o leque de conhecimentos nas áreas de cada profissional;
- Manter os níveis de conhecimento das novas tecnologias atualizados;
- Fomentar e alargar o conhecimento a outras áreas de atuação.
seminários temáticos
Destinatários
Os seminários temáticos organizados pelo CBEI destinam-se à população em geral, com enfoque no universo da economia e política social.
Objetivos
O CBEI procura sempre refletir e contribuir para a identificação dos desafios existentes na área da solidariedade social, transversais a todas as faixas etárias, e encontrar formas adequadas e inclusivas de intervenção.
Pretendemos que a comunidade do terceiro setor – dirigentes e técnicos de instituições sociais; decisores políticos e empresariais; profissionais de saúde, de educação e de geriatria; docentes e estudantes universitários e sociedade civil – se envolva de forma contínua e duradoura nos desafios colocados diariamente.
workshops
Destinatários
Funcionários e utentes do CBEI, famílias e comunidade em geral.
Objetivos
- Transmitir conhecimentos temáticos de forma lúdica e pedagógica;
- Promover a discussão e a partilha de conhecimento e experiências entre os participantes;
- Sedimentar diferentes tipos de saberes recorrendo à prática e à demonstração de procedimentos técnicos relacionados com as temáticas abordadas;
- Fomentar novas áreas e experiências de saber, promovendo a relação entre os diferentes grupos da comunidade.
O CBEI está em fase de implementação do serviço de apoio domiciliário e do
centro de apoio alzheimer
O CBEI está atualmente em fase de implementação e estudos de projetos para os seguintes serviços:
• serviço de apoio domiciliário
• centro de apoio alzheimer