ensino            saúde            desporto            comunidade            social            formação

ensinoensino

O CBEI apresenta várias ofertas de serviços na área de ensino.
Vídeo realizado pela equipa de Creche do CBEI

Se não conseguir visualizar o vídeo, veja aqui

Vídeo realizado pela equipa de Pré-Escolar do CBEI

Se não conseguir visualizar o vídeo, veja aqui

Vídeo realizado pela equipa de CATL do CBEI

Se não conseguir visualizar o vídeo, veja aqui

creche

Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023

Destinatários
A Resposta Social de Creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.

Objetivos

  • Proporcionar à criança um ambiente de estabilidade e segurança afetiva que seja própria ao desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades;
  • Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
  • Respeitar as características individuais de cada criança, estimulando comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Contribuir para uma boa integração no meio físico e social envolvente, permitindo à criança oportunidade de observar e compreender o que se passa à sua volta;
  • Desenvolver as capacidades de experimentação, comunicação e criatividade;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo.

pré-escolar

Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023

Destinatários
A Resposta Social de Educação Pré-Escolar integra as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento pessoal da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversifica;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente, no âmbito da saúde individual e coletiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres

Regulamento Interno 2023-2024
Regulamento Interno 2022-2023

Destinatários
A Resposta Social de Educação CATL integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Objetivos

1.º ciclo

  • Potenciar capacidades de auto-regulação emocional;
  • Identificar os próprios sentimentos e emoções e expressá-los aos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
  • Inferir / identificar os sentimentos e emoções dos outros, no sentido de desenvolver o respeito pelo outro;
  • Aumentar o vocabulário emocional como forma facilitadora de auto-regulação das emoções;
  • Mobilizar estratégias que possibilitem a alteração do seu estado emocional;
  • Potenciar o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais como facilitadores da interação e adaptação social;
  • Expressar as suas necessidades, opiniões e preferências, respeitar as dos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
  • Potenciar a reflexão partilhada relativamente a diferentes papéis que as famílias assumem e expetativas criadas face à criança;
  • Desenvolver capacidades de mobilização de respostas de negação face a diferentes situações;
  • Promover a cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos da sala;
  • Promover comportamentos de entreajuda em atividades diversificadas, incluindo as rotinas diárias, quer entre as crianças, quer entre crianças e adultos da sala;
  • Potenciar o desenvolvimento de competências implicadas na resolução de conflitos/problemas, bem como de encontrar soluções e gerar alternativas;
  • Desenvolver a capacidade de análise de soluções possíveis e de avaliação das consequências, como forma de auxiliar no processo de tomada de decisão;
  • Promover atividades que envolvam participação direta e indireta das famílias;
  • Sensibilizar os pais/encarregados de educação para a importância da relação entre a Instituição e a Família;
  • Promover atividades que estimulem a criatividade;
  • Promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho e métodos de estudo;
  • Promover o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, quer no trabalho em grupo, quer no trabalho individual;
  • Desenvolver a capacidade de interpretação e de expressão;
  • Sensibilizar para a multiculturalidade através de momentos de conhecimento sobre diferentes culturas e tradições de forma lúdica;
  • Promover atividades ao ar livre.

2.º e 3.º ciclos

  • Desenvolver nos jovens uma ideia ajustada de si mesmo, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros;
  • Contribuir para a melhoria das relações interpessoais;
  • Promover a tomada de decisões responsáveis e saudáveis;
  • Prevenir comportamentos de risco;
  • Promover a autorresponsabilização dos jovens pelas suas decisões;
  • Criar um espaço de reflexão, conversa e de exploração de conteúdos temáticos.

Serviços de psicologia

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Destinatários
Utentes e colaboradores do CBEI.

Objetivos

  • Criar, desenvolver, monitorizar e avaliar estratégias de ação psicopedagógica que suportem e enriqueçam o trabalho pedagógico desenvolvido pela equipa técnica afeta à resposta infância e juventude;
  • Desenvolver, implementar, monitorizar e avaliar os diferentes projetos de promoção da saúde mental e sucesso educativo;
  • Desenvolver estratégias de Educação para a Saúde e de literacia em saúde mental;
  • Intervir ao nível do apoio e aconselhamento técnico à equipa pedagógica;
  • Colaboração na formação psicopedagógica das equipas.
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA 

Destinatários
Utentes do CBEI e famílias

Objetivos

  • Intervir individualmente ou em grupo em fragilidades relacionadas com problemas de adaptação escolar, perturbações emocionais e do comportamento, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, perturbações do neurodesenvolvimento, fragilidades crónicas ou agudas que influenciam a saúde psicológica e mental da criança e do adolescente;
  • Realizar avaliações de desenvolvimento e psicológicas;
  • Definir estratégias de intervenção pedagógica específicas, a serem desenvolvidos pelos docentes, com monitorização do psicólogo;
  • Definir planos psicopedagógicos, com intervenção do psicólogo em acompanhamento direto ou em grupo e de outros técnicos afetos ao plano;
  • Desenvolver acompanhamento psicológico;
  • Promover espaços e oportunidades de acompanhamento e orientação familiar numa perspetiva de identificação de forças e potencialidades reduzindo barreiras e desajustes;
  • Articular com outros técnicos e serviços (ELI Vila Franca de Xira, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Dona Estefânia/Serviço de Pedopsiquiatria, CPCJ, Escolas), numa perspetiva de construção de rede sistémica de intervenção;
  • Coordenar a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) e em trabalho cooperado com os seus elementos definir estratégias de ação numa perspetiva de educação inclusiva.

Projetos desenvolvidos

«A linguagem escrita no Jardim de Infância»
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 5 anos.

«Nós e os números»
Desenvolvimento de competências lógico-matemáticas em crianças de 5 anos.

«Ser e Conhecer»
Desenvolvimento emocional e social em crianças de idade pré-escolar.

«Descobrir e Sentir»
Desenvolvimento emocional, social e de entidade grupal em crianças com idades entre os 6 e os 10 anos.

«Conversas no Sótão»
Desenvolvimento emocional, social e de consciencialização para a saúde em jovens dos 10 aos 15 anos.

«Era uma vez…»
Desenvolvimento do respeito pelo livro.

«Babytalk – Conversas com os pais»
Relação Instituição / Família. Projeto da resposta de Creche.

Oferta extracurricular

APOIO AO ESTUDO

Destinatários
O apoio ao estudo destina-se a associados do CBEI com idades compreendidas entre os 6 anos e os 15 anos.

Objetivos

  • Favorecer o desenvolvimento de atitudes e hábitos de trabalho autónomo ou em grupo;
  • Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pessoal e social.
ESTUDO ACOMPANHADO

Destinatários
O estudo acompanhado destina-se a associados do CBEI, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 15 anos.
(Esta atividade é desenvolvida em parceria com os Ginásios de Educação Da Vinci)

Objetivos

  • Promover junto dos alunos a apropriação de métodos de estudo, de trabalho e de organização;
  • Desenvolver atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia na realização das suas aprendizagens.

Ano letivo 2022-2023

HORÁRIOS

Informação em atualização

+ info
CBEI
TL
263 286 800 (*)
(*) Chamada para a rede fixa nacional

ensinosaúde

O CBEI está a implementar vários serviços na área da saúde.

O CBEI está atualmente em fase de implementação e estudos de projetos para os seguintes serviços:
• clínica de psicologia
• neurodesenvolvimento 
• terapia snoezelen
• fisioterapia
• terapia alternativas

 

desportodesporto

O CBEI promove a prática desportiva.

zumba

Destinatários
A atividade de Zumba destina-se a associados do CBEI com idades a partir dos 3 anos.

Objetivos

A atividade de Zumba ajuda a desenvolver um estilo de vida saudável associando a prática de desporto à diversão.

Época 2022-2023

HORÁRIOS

Actualização em breve

+ info
CBEI
TL 263 286 800

zumba (qurentena COVID-19)

Durante a quarentena obrigatória, em 2020, as aulas de Zumba foram assim.

Veja o vídeo aqui!

comunidadecomunidade

O CBEI desenvolve inúmeras iniciativas para a comunidade

centro de atividades e tempos livres

Destinatários
O Centro de Atividades e Tempos Livres está inserido no ensino e na Resposta Social de Educação CATL e integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Objetivos

Promoção de atividades nas interrupções letivas, como sejam: colónias de verão, campos de férias ou passeios. Esta resposta também integra a organização de eventos diversos, tais como aniversários ou workshops.

Estas atividades, para além dos objetivos educativos que constam na Resposta Social de Educação CATL, visam também:

  • Dar resposta às necessidades das famílias;
  • Proporcionar às crianças e jovens momentos lúdicos;
  • Proporcionar às crianças e jovens experiências novas;
  • Promover o sentido de grupo;
  • Proporcionar uma vivência de relações interpessoais;
  • Promover momentos de animação.

animação sociocultural

Destinatários
A animação sociocultural destina-se a toda a comunidade.

Objetivos

O CBEI, pela forte ligação que mantém com a comunidade, aposta em atividades que interajam com todos.

Pretende-se que haja uma ligação estreita e permanente entre a vivência escolar do CBEI e a vida sociocultural da cidade e do concelho.

Ao longo do ano são várias as atividades realizadas pelo CBEI, algumas em parceria com outras entidades, que têm sido acolhidas pela comunidade e que já fazem parte do roteiro cultural e lúdico do concelho.

O Mercado Histórico é o mais ilustrativo exemplo das atividades levadas a cabo pelo CBEI.

férias e viagens sociais

Destinatários
Destina-se a toda a comunidade desde a primeira infância a adultos.

Objetivos

FÉRIAS
  • Proporcionar a toda a comunidade uma alternativa de lazer, promovendo o seu bem-estar.
VIAGENS SOCIAIS
  • Responder à procura da comunidade e fomentar o salutar convívio entre todos;
  • Proporcionar novas experiências e conhecimentos aos participantes;
  • Dar ensejo a experienciar novas culturas e tradições.

manutenção e reparação do lar

O CBEI está em fase de implementação dos serviços de manutenção e reparação no lar.

socialsocial

O CBEI está em fase de implementação do serviço de apoio domiciliário e do
centro de apoio alzheimer

O CBEI está atualmente em fase de implementação e estudos de projetos para os seguintes serviços:
• serviço de apoio domiciliário
• centro de apoio alzheimer

 

formaçãoformação

O CBEI proporciona, potencia e desenvolve a formação contínua

formação qualificada

Destinatários
Técnicos e profissionais do CBEI.

Objetivos

A formação qualificada é desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e pretende:

  • Proporcionar atualização permanente de conhecimentos;
  • Aumentar o leque de conhecimentos nas áreas de cada profissional;
  • Manter os níveis de conhecimento das novas tecnologias atualizados;
  • Fomentar e alargar o conhecimento a outras áreas de atuação.

seminários temáticos

Destinatários
Os seminários temáticos organizados pelo CBEI destinam-se à população em geral, com enfoque no universo da economia e política social. 

Objetivos

O CBEI procura sempre refletir e contribuir para a identificação dos desafios existentes na área da solidariedade social, transversais a todas as faixas etárias, e encontrar formas adequadas e inclusivas de intervenção.

Pretendemos que a comunidade do terceiro setor – dirigentes e técnicos de instituições sociais; decisores políticos e empresariais; profissionais de saúde, de educação e de geriatria; docentes e estudantes universitários e sociedade civil – se envolva de forma contínua e duradoura nos desafios colocados diariamente.

workshops

Destinatários
Funcionários e utentes do CBEI, famílias e comunidade em geral.

Objetivos

  • Transmitir conhecimentos temáticos de forma lúdica e pedagógica;
  • Promover a discussão e a partilha de conhecimento e experiências entre os participantes;
  • Sedimentar diferentes tipos de saberes recorrendo à prática e à demonstração de procedimentos técnicos relacionados com as temáticas abordadas;
  • Fomentar novas áreas e experiências de saber, promovendo a relação entre os diferentes grupos da comunidade. 
 
 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
X