
TODOS EM RELAÇÃO…
um contributo da Resposta Infância e Juventude
A PÁSCOA ESTÁ A CHEGAR
ATIVIDADES PARA A PÁSCOA
Este momento, como outros do nosso calendário e das nossas tradições, são por excelência momentos para viver em família. Infelizmente, e atendendo ao contexto difícil que estamos a passar, não é possível estarmos com as nossas famílias alargadas, mas é possível vivenciarmos momentos de puro divertimento e alegria com os “nossos” mais pequenos.
Assim, hoje deixamos algumas sugestões que por si só prometem poder transformar pequenos momentos em grandes momentos.
Deixamos também um desafio:
Tirem fotos do que têm feito com os filhos e enviem para o endereço de email creche.coordenacao@cbei.pt com o assunto “Atividades Páscoa [nome da criança] [sala da criança].
O vosso feedback é também muito importante para nós.
Mesmo à distância, TODOS EM RELAÇÃO…
OS TRABALHOS DA PÁSCOA
Desafio lançado, desafio superado.
Veja os trabalhos enviados pelas crianças do CBEI
Áurea (Creche, Grupo B)
Miguel Brás (Pré-Escolar, Grupo C) e Alice Brás (Creche,Grupo A)
RITA RUIVO (Pré-Escolar, Grupo D)
ATIVIDADES CRECHE E PRÉ-ESCOLAR
Ideias e sugestões para “Do It Yourself”
MATERIAL:
- saco plástico com fecho (preferencial)
- óleo de bebé (em alternativa pode ser óleo alimentar)
- corante (opcional)
- “Rabinhos de Coelho” pompons coloridos (pode ser outros materiais)
-
- Encher o saco pela metade com água
- Acrescentar um pouco de óleo com o corante
- Colocar os pompons
- Fechar o saco tirando o ar (pode selar o saco todo à volta com fita adesiva de modo a evitar que vaze).
- Dê o saco à criança e deixe-o explorar e desfrutar da experiência sensorial
Divirtam-se!
Caça aos ovos da Páscoa (tesouros)
Principais objetivos:
- Puro divertimento
- Organização espacial
- Valorização das conquistas
- Cooperação
- Resolução de problemas
- Identificação das cores
Simples, simples…
- Contar uma história que julguem adequada;
- Na ausência de ovos da páscoa podemos escolher qualquer outro tesouro que vamos esconder. O número de tesouros depende da idade da criança (peças de lego, peluches, chuchas… imaginação);
- Explicar à criança no que consiste o jogo;
- Definir com as crianças os espaços onde os pais vão esconder os tesouros e o que elas vão conquistar;
- A criança tapa os olhos ou vai para outro espaço e os pais escondem os tesouros;
- Agora que já está tudo escondido, vamos lá procurar! Os pais vão dando pistas de acordo com a idade da criança;
- Aplaudir cada descoberta;
- Quando todos os tesouros forem descobertos, a criança terá direito ao que foi definido como “a conquista”.
Divirtam-se e sejam criativos!

ATIVIDADES CATL

1.

3.

5.

2.

4.

