TODOS EM RELAÇÃO…

um contributo da Resposta Infância e Juventude

ESTÁ NA HORA DE JOGAR

Jogar e Brincar são as principais atividades das crianças durante os seus primeiros anos de vida. Brincar é mesmo sinónimo de ser criança! Brincar e jogar são também sinónimos de DESCOBRIR, INVENTAR, APRENDER, IMAGINAR e DIVERTIR. Mas o jogo infantil é principalmente um processo de aprendizagem para a vida adulta através do qual a criança aprende tudo sobre o que a rodeia.

 A brincar e a jogar as crianças:

  • Desenvolvem habilidades motoras
    • Estimulam o desenvolvimento intelectual e cognitivo
      • Formam a sua personalidade
        • Desenvolvem a comunicação e a socialização
          • Desenvolvem a autonomia

Neste tempo de quarentena, com as crianças em casa, jogar e brincar são palavras de ordem! Por isso deixamos algumas sugestões de jogos e brincadeiras bem simples e divertidas para realizarem em família!

Ficamos à espera das vossas fotos cheias de momentos de aprendizagem e de muita diversão!

Mesmo à distância, TODOS EM RELAÇÃO…


Dia Internacional da Família

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desde então comemora-se este dia, de forma a chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade e se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.

Deixamos aqui uma pequena imagem com os principais valores da Família.


Cantinho da Horta

Também podemos utilizar uma experiência como um jogo.

Vamos fazer um Cantinho da Horta


O Jogo como instrumento pedagógico e de aprendizagem
(Salas 2 anos)

A importância dos jogos

Ao jogar a criança:

  • Experimenta
  • Inventa
  • Descobre
  • Aprende
  • Desenvolve habilidades sociais e cognitivas

O jogo estimula:

  • A atividade psicomotora
  • A concentração
  • A atenção
  • A imaginação
  • O pensamento
  • A compreensão
  • A criatividade
Jogar com as CORES

A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e com que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não é apenas uma tonalidade. É parte da constituição/identidade dos contextos onde a criança se movimenta e do mundo em geral.

As cores são formas de diferenciação e construção de identidades, como por exemplo as equipas de futebol. Cores também são códigos, como os sinais de trânsito, a sinalética dos supermercados, a cor dos carros, da ambulância, dos carros de bombeiros, etc. Em outras palavras, não são somente as palavras que expressam e identificam as coisas, incluindo as cores dos super-heróis e dos brinquedos preferidos.

Algumas estratégias para estimular e consolidar a aprendizagem das cores:

  1. Use a palavra cor juntamente com um objetoPor exemplo, mostrar um limão e dizer que é amarelo e que todos os limões são amarelos
  2. Não questione a criança antes de lhe ensinar. Caso a criança ainda não saiba, não questione para o insucesso
  3. Quando ensinar as cores lembre-se que a linguagem verbal nem sempre é o primeiro indicador do seu conhecimento, pois a criança irá começar por ser capaz de apontar uma cor antes de a verbalizar
  4. No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor. Se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia
  5. Mantenha-se pelas cores básicas: introduza as cores a pouco e pouco e conforme a criança mostre aquisições
  6. A cada semana, junte uma cor nova, mas trabalhe uma cor por semana. Por exemplo: faça a semana da cor verde, a semana da cor vermelha… Quanto mais repetir a cor, mais facilmente a criança será capaz de assimilar o conceito

Quanto mais formatos de cor mostrar à criança, mais fácil será para ela memorizar

VAMOS LÁ JOGAR:
(cliquem nas imagens para ver cada imagem completa)


Ideias para construir jogos com materiais recicláveis
(Salas berçário e transição)

Há sempre objetos e materiais nas despensas e arrecadações.
Dar asas à imaginação e criar novos brinquedos é sempre desafiante para os pais e para as crianças.
Inspirem-se nas imagens abaixo.


 
 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
X