
TODOS EM RELAÇÃO…
um contributo da Resposta Infância e Juventude
SOMOS O QUE COMEMOS…
Uma alimentação equilibrada e saudável é uma das bases para um bom crescimento e desenvolvimento das crianças. É também um dos fatores fundamentais no desenvolvimento e promoção da saúde. Por isso, e desde cedo, importa ensinar às crianças o “saber comer”. Pais e educadores devem contribuir e unir-se em torno desta aprendizagem como modelos e promotores de uma alimentação saudável.
A criança aprende a gostar desde bebé e, na introdução dos alimentos, devemos optar por alimentos diversificados, de qualidade e em quantidades adequadas.
Os hábitos alimentares dos adultos estão relacionados com as aprendizagens da infância. Assim, a promoção de comportamentos alimentares saudáveis deve ser incentivada desde os primeiros anos e permanecerão ao longo da vida.
A nova Roda dos Alimentos representa um ótimo guia para a escolha alimentar diária. Trata-se de uma imagem em forma de círculo que se divide em setores de diferentes tamanhos, designados por grupos, e reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
Mesmo à distância, TODOS EM RELAÇÃO…
Grupo dos cereais e seus derivados e tubérculos

É o maior grupo de alimentos da nova Roda dos Alimentos, o que indica que devem ser consumidos em maior quantidade face aos restantes alimentos de outros grupos. Os cereais como o arroz, trigo, milho, centeio, aveia e cevada, e seus derivados, como a farinha, pão, massa, cereais de pequeno-almoço e tubérculos, concretamente a batata, e ainda a castanha, são alimentos que fazem parte deste grupo. Estes alimentos são a principal fonte de hidratos de carbono e, por isso, os mais importantes para o fornecimento de energia para o nosso organismo.
Posteriormente iremos apresentar os outros grupos de alimentos e sugestões para fazermos em casa.
Receita de pão
Hoje vamos aprender a fazer pão.
Exprimentem!