
TODOS EM RELAÇÃO…
um contributo da Resposta Infância e Juventude
Mesmo quando estamos à distância, educadores e auxiliares continuam a dar o seu melhor para, em conjunto, ultrapassarmos este momento que vivemos.
A pensar nas nossas crianças e suas famílias pretendemos partilhar aqui conteúdos que possam proporcionar momentos divertidos e de aprendizagens partilhadas.
ESTEJAM ATENTOS!
(aqui pode ver os trabalhos que têm sido enviados pelas crianças do CBEI)
Somos o que comemos
Uma alimentação equilibrada e saudável é uma das bases para um bom crescimento e desenvolvimento das crianças. É também um dos fatores fundamentais no desenvolvimento e promoção da saúde. Por isso, e desde cedo, importa ensinar às crianças o “saber comer”. Pais e educadores devem contribuir e unir-se em torno desta aprendizagem como modelos e promotores de uma alimentação saudável.
A criança aprende a gostar desde bebé e, na introdução dos alimentos, devemos optar por alimentos diversificados, de qualidade e em quantidades adequadas.
Os hábitos alimentares dos adultos estão relacionados com as aprendizagens da infância. Assim, a promoção de comportamentos alimentares saudáveis deve ser incentivada desde os primeiros anos e permanecerão ao longo da vida.
Descubra mais sobre a alimentação e a Roda dos Alimentos.
Reabertura Creche
A Resposta Social Creche foi reaberta para frequência presencial.
Leia a nota informativa e o texto de boas-vindas da equipa da Creche.
Está na hora de jogar
Página com ideias e atividades de jogos e brincadeiras
Jogar e Brincar são as principais atividades das crianças durante os seus primeiros anos de vida. Brincar é mesmo sinónimo de ser criança! Brincar e jogar são também sinónimos de DESCOBRIR, INVENTAR, APRENDER, IMAGINAR e DIVERTIR. Mas o jogo infantil é principalmente um processo de aprendizagem para a vida adulta através do qual a criança aprende tudo sobre o que a rodeia.
Atividades e ideias para o Dia da Mãe
Página com ideias e atividades diárias alusivas ao Dia da Mãe
para desenvolver com as crianças
Atividades Mês do Livro
Página com ideias e atividades várias para desenvolver com as crianças
Vamos contar Histórias?
Em Abril, Histórias mil!
“Abril Mês do Livro”!
É no dia 2 de abril que celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil, mas ao longo do ano os livros e as histórias estão presentes na vida das nossas crianças! Todos os dias há lugar para uma história!
Agora, que é tempo de estar em casa, queremos desafiá-lo a, todos os dias, contar uma história ao seu filho!
O momento de ouvir uma história é um momento de intimidade e afetividade. A calma e a serenidade devem estar presentes permitindo à criança manter-se atenta, concentrada e tranquila. Esta deve ser sempre uma experiência afetiva especial. Criem o vosso momento especial, acolhedor e desfrutem do momento!
As histórias e os livros são “uma janela para o mundo”, um amigo que ensina, que faz companhia e que diverte!
Então… Vamos Contar Histórias!
Mesmo à distância, TODOS EM RELAÇÃO…
A Páscoa está a chegar
ATIVIDADES PARA A PÁSCOA
Este momento, como outros do nosso calendário e das nossas tradições, são por excelência momentos para viver em família. Infelizmente, e atendendo ao contexto difícil que estamos a passar, não é possível estarmos com as nossas famílias alargadas, mas é possível vivenciarmos momentos de puro divertimento e alegria com os “nossos” mais pequenos.
Assim, hoje deixamos algumas sugestões que por si só prometem poder transformar pequenos momentos em grandes momentos.
Deixamos também um desafio:
Tirem fotos do que têm feito com os filhos e enviem para o endereço de email creche.coordenacao@cbei.pt com o assunto “Atividades Páscoa [nome da criança] [sala da criança].
O vosso feedback é também muito importante para nós.
Mesmo à distância, TODOS EM RELAÇÃO…
A importância da Música
Cada povo, em cada momento da história, tem o seu próprio sistema de organização musical. Ao pensar uma ideia e ao expressar verbalmente essa ideia, a criança encontra-se num processo de representação. Quando canta, está a fazer uma apresentação da representação construída através de uma leitura do mundo. Ela utiliza a linguagem verbal e corporal.
Ao investir-se no desenvolvimento das suas crianças através da música, deverá passar por proporcionar atividades em que a criança possa ouvir, escutar, perceber, descobrir, imitar, repetir os sons, enfim encorajar atividades relacionadas com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão.