Face às manifestações públicas que ocorreram ontem, dia 8 de janeiro, em espaço público em frente das instalações do CBEI – Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira, bem como às várias informações disponíveis nas redes sociais e alguns sites oficiais, entende o Órgão de Administração do CBEI prestar os
seguintes esclarecimentos:

  1. No dia 26 de dezembro de 2019, o Órgão de Administração, através de Comunicação Interna, informou os seus 82 colaboradores sobre a impossibilidade de pagamento dos vencimentos relativos ao mês de dezembro na data prevista (31 de dezembro de 2019).
    Tal impossibilidade derivou de motivos exógenos ao CBEI e que não permitiram honrar este compromisso de forma regular, como sempre aconteceu ao longo dos últimos anos.
  2. Tendo sido considerado que nos dois primeiros dias úteis do ano ainda se encontrava um número significativo de trabalhadores em período de férias, entendeu o Órgão de Administração realizar uma reunião geral de trabalhadores, no passado dia 6 de janeiro, com o intuito de esclarecer a situação.
    Nesta mesma reunião foi comunicado aos trabalhadores que já existia a intenção do Órgão de Administração de realizar uma sessão de esclarecimento, com data prevista para o dia 14 de janeiro de 2020, situação que se mantém.
  3. Conforme foi referido na mencionada reunião geral de trabalhadores do dia 6 de janeiro, cumpre informar que todos que os documentos financeiros da Instituição, nomeadamente o Relatório de Atividades e Contas e o Programa de Ação e Orçamento para 2020, foram apresentados, discutidos e aprovados em Assembleia Geral e encontram-se disponíveis para consulta.
  4. Apesar do mencionado nos pontos 1 e 2, os membros que são voluntários neste órgão de administração têm estado presentes na Instituição, disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que lhe sejam solicitadas e, obviamente, ao corrente de todas as situações ocorridas e em consonância com o presidente.
  5. O Órgão de Administração continua, diariamente, a desenvolver todos os esforços e diligências para alcançar uma resolução o mais breve possível, de forma a minimizar todos os constrangimentos e lamenta os transtornos causados a todos os trabalhadores da Instituição, tal como já tinha sido mencionado na comunicação interna de dia 26 de dezembro de 2019.
    Também lamentamos eventuais transtornos que possam ter existido junto dos pais e utentes do CBEI.

Vila Franca de Xira, 09 de janeiro de 2020