educação

ofertas na área do ensino
Vídeo realizado pela equipa de Creche do CBEI
Vídeo realizado pela equipa de Pré-Escolar do CBEI
Vídeo realizado pela equipa de CATL do CBEI

creche

Regulamento Interno 2023-2024

Destinatários
A Resposta Social de Creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.

Objetivos

  • Proporcionar à criança um ambiente de estabilidade e segurança afetiva que seja própria ao desenvolvimento global e harmonioso de todas as suas capacidades;
  • Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
  • Respeitar as características individuais de cada criança, estimulando comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Contribuir para uma boa integração no meio físico e social envolvente, permitindo à criança oportunidade de observar e compreender o que se passa à sua volta;
  • Desenvolver as capacidades de experimentação, comunicação e criatividade;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo.

pré-escolar

Regulamento Interno 2023-2024

Destinatários
A Resposta Social de Educação Pré-Escolar integra as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento pessoal da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversifica;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente, no âmbito da saúde individual e coletiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres

Regulamento Interno 2023-2024

Destinatários
A Resposta Social de Educação CATL integra as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Objetivos

1.º ciclo

  • Potenciar capacidades de auto-regulação emocional;
  • Identificar os próprios sentimentos e emoções e expressá-los aos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
  • Inferir / identificar os sentimentos e emoções dos outros, no sentido de desenvolver o respeito pelo outro;
  • Aumentar o vocabulário emocional como forma facilitadora de auto-regulação das emoções;
  • Mobilizar estratégias que possibilitem a alteração do seu estado emocional;
  • Potenciar o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais como facilitadores da interação e adaptação social;
  • Expressar as suas necessidades, opiniões e preferências, respeitar as dos outros, quer em situações quotidianas, quer em atividades propostas;
  • Potenciar a reflexão partilhada relativamente a diferentes papéis que as famílias assumem e expetativas criadas face à criança;
  • Desenvolver capacidades de mobilização de respostas de negação face a diferentes situações;
  • Promover a cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos da sala;
  • Promover comportamentos de entreajuda em atividades diversificadas, incluindo as rotinas diárias, quer entre as crianças, quer entre crianças e adultos da sala;
  • Potenciar o desenvolvimento de competências implicadas na resolução de conflitos/problemas, bem como de encontrar soluções e gerar alternativas;
  • Desenvolver a capacidade de análise de soluções possíveis e de avaliação das consequências, como forma de auxiliar no processo de tomada de decisão;
  • Promover atividades que envolvam participação direta e indireta das famílias;
  • Sensibilizar os pais/encarregados de educação para a importância da relação entre a Instituição e a Família;
  • Promover atividades que estimulem a criatividade;
  • Promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho e métodos de estudo;
  • Promover o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, quer no trabalho em grupo, quer no trabalho individual;
  • Desenvolver a capacidade de interpretação e de expressão;
  • Sensibilizar para a multiculturalidade através de momentos de conhecimento sobre diferentes culturas e tradições de forma lúdica;
  • Promover atividades ao ar livre.

2.º e 3.º ciclos

  • Desenvolver nos jovens uma ideia ajustada de si mesmo, fortalecendo a autoestima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros;
  • Contribuir para a melhoria das relações interpessoais;
  • Promover a tomada de decisões responsáveis e saudáveis;
  • Prevenir comportamentos de risco;
  • Promover a autorresponsabilização dos jovens pelas suas decisões;
  • Criar um espaço de reflexão, conversa e de exploração de conteúdos temáticos.

Serviços de psicologia

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Destinatários
Utentes e colaboradores do CBEI.

Objetivos

  • Criar, desenvolver, monitorizar e avaliar estratégias de ação psicopedagógica que suportem e enriqueçam o trabalho pedagógico desenvolvido pela equipa técnica afeta à resposta infância e juventude;
  • Desenvolver, implementar, monitorizar e avaliar os diferentes projetos de promoção da saúde mental e sucesso educativo;
  • Desenvolver estratégias de Educação para a Saúde e de literacia em saúde mental;
  • Intervir ao nível do apoio e aconselhamento técnico à equipa pedagógica;
  • Colaboração na formação psicopedagógica das equipas.
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA 

Destinatários
Utentes do CBEI e famílias

Objetivos

  • Intervir individualmente ou em grupo em fragilidades relacionadas com problemas de adaptação escolar, perturbações emocionais e do comportamento, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, perturbações do neurodesenvolvimento, fragilidades crónicas ou agudas que influenciam a saúde psicológica e mental da criança e do adolescente;
  • Realizar avaliações de desenvolvimento e psicológicas;
  • Definir estratégias de intervenção pedagógica específicas, a serem desenvolvidos pelos docentes, com monitorização do psicólogo;
  • Definir planos psicopedagógicos, com intervenção do psicólogo em acompanhamento direto ou em grupo e de outros técnicos afetos ao plano;
  • Desenvolver acompanhamento psicológico;
  • Promover espaços e oportunidades de acompanhamento e orientação familiar numa perspetiva de identificação de forças e potencialidades reduzindo barreiras e desajustes;
  • Articular com outros técnicos e serviços (ELI Vila Franca de Xira, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Dona Estefânia/Serviço de Pedopsiquiatria, CPCJ, Escolas), numa perspetiva de construção de rede sistémica de intervenção;
  • Coordenar a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) e em trabalho cooperado com os seus elementos definir estratégias de ação numa perspetiva de educação inclusiva.

Projetos desenvolvidos

«A linguagem escrita no Jardim de Infância»
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 5 anos.

«Nós e os números»
Desenvolvimento de competências lógico-matemáticas em crianças de 5 anos.

«Ser e Conhecer»
Desenvolvimento emocional e social em crianças de idade pré-escolar.

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