o nosso legado
O Centro de Assistência Social Infantil (CASI), deu os primeiros passos em 1942, altura em que se começava a formar a ideia da criação de uma instituição de apoio a crianças desprotegidas. A ideia foi tomando corpo, os apoios foram surgindo e, a 4 de maio de 1943, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira oficializou a cedência dos terrenos para a construção do Centro. A 3 de dezembro de 1943 são aprovados os estatutos e instalada a Comissão Executiva do CASI liderada pelo Padre Vasco Moniz.
A 8 de dezembro de 1944 é inaugurado o Centro de Assistência Social Infantil (CASI), dirigido por Vasco Moniz, que encetou um estilo de trabalho diferente do habitual. Em vez de se dedicar à esmola como era hábito de muitos benfeitores, educou e formou muitos jovens. Criou oficinas de carpintaria, serralharia, mecânica, sapataria e tipografia, dando aos seus “catraios” uma profissão e possibilitando que ganhassem o seu próprio sustento.
A 2 de dezembro de 1974 passou a designar-se como CBEI – Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira e os primeiros Estatutos são publicados a 12 de fevereiro de 1975. Mas só a 18 de novembro de 1976 se realiza a primeira Assembleia Geral e a eleição dos primeiros Órgãos Sociais da instituição.
O CBEI foi a primeira instituição de apoio à infância no nosso concelho e uma das primeiras no país. O CBEI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada e sediada na freguesia e concelho de Vila Franca de Xira no distrito de Lisboa, que dirige a sua atividade para as crianças, jovens, famílias e comunidade em geral.
o nosso compromisso
O cumprimento da missão do CBEI concretiza-se mediante a prestação de serviços e de outras iniciativas que garantem a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das crianças, das famílias e da comunidade em geral. O CBEI desenvolve diariamente, com a maior responsabilidade e dedicação, a sua missão social através da Educação e Ensino (Creche | Pré-Escolar | ATL), no apoio aos Refeitórios Escolares, Cantina Social e ações no âmbito do Programa Pessoas 2030 que se dedica à inclusão social e auxílio a Pessoas Carenciadas.
O vasto património de trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, assumidos sempre com grande dignidade e responsabilidade por parte dos Órgãos Sociais e trabalhadores que passaram e estão hoje na instituição, são a garantia do futuro do CBEI. Continuamos a trabalhar, para que o CBEI seja uma referência na educação e onde as nossas crianças e jovens possam ser livres e felizes, numa sociedade mais justa, de todos e para todos.